DÍA MUNDIAL DE LA TAPA

01/06/2019 13:41

Dibujos de tapas

Sentar entre amigos, jogar conversa fora e provar, em miniatura, a culinária tradicional ou a alta gastronomia da Espanha: tapear. Frios ou quentes, as tapas espanholas (ou pintxos, assim chamadas no norte do país) são tradicionais aperitivos preparados de maneira rápida, regados por um bom azeite, normalmente acompanhados por vinho ou cerveja. Para a Real Academia da Língua Espanhola, toda pequena porção de alimento que escolte um trago se define com essas cinco letras.

A origem do nome é controversa, mas a teoria mais aceita é a de que, num passado distante e poeirento, era costume no país ibérico usar um pratinho com um pedaço de pão, presunto ou qualquer outro alimento para cobrir (tapar) o copo e, assim, evitar que algum inseto ou sujeira caísse dentro da bebida.

Na Espanha, o conceito é comer — sempre acompanhado por uma taça vinho ou cerveja — e partir para o bar seguinte, para repetir esse ritual, “ir de tapas”, como eles dizem. A iguaria tem até um dia mundial, celebrado em 16 de junho.

https://www.diamundialdelatapa.es/